FPP VS TPP

+

Primeira Pessoa Vs Terceira Pessoa?

  • Prefiro o jogo em primeira pessoa.

    Votes: 4 5.7%
  • Prefiro o jogo em terceira pessoa.

    Votes: 36 51.4%
  • Prefiro ambos os modos.

    Votes: 21 30.0%
  • Eu não me importo com isso.

    Votes: 9 12.9%

  • Total voters
    70
Acho que não é tão complicado adicionar uma perspectiva de terceira pessoa para um game, não é fácil, mas também não é impossível. Se a CDPR mesmo depois desse feedback pós E3 não colocar pelo menos a opção de escolhermos em qual perspectiva jogar ficarei muito chateado, pois claramente é isso que a esmagadora maioria quer... pela fama que a empresa ganhou, pelos fãs e pelas atitudes, duvido que ela não ouça o que estamos pedindo.
 
Eu estava esperando que o jogo fosse em terceira pessoa, mas não to me sentindo traído por essa revelação. Um dos melhores RPGs que já joguei(Vampire the Masquerade Bloodlines) tinha um sistema em primeira pessoa para armas ranged, e terceira pessoa para armas melee, o que acho que seria o ideal. Não acho que fica legal lutas corpo a corpo no FP, assim como não acho que fica legal lutas à distância em TP.

Quanto à imersão acho que ambas são boas, mas acho mais fácil entrar no jogo mesmo em primeira pessoa mesmo que meus jogos de RPG favoritos sejam isométricos com visão top down em terceira pessoa, como Baldur's Gate, Planescape Torment, etc...
E ainda que tivesse um friozinho na barriga ao jogar The Witcher 3, nunca senti aquele arrepio no saco que senti quando joguei Vampire the Masquerade Bloodlines pela primeira vez.

Resumindo preferia que fossem ambos, mas não acho o fim do mundo ser só FP. Acho que seria difícil eles mudarem agora já que suspeito que estejam no final do desenvolvimento. To esperando que ele seja lançado no início pro meio de 2019.
 
Um fórum em português sobre CP2077? Isso é um sonho!

Mas a respeito da questão levantada pelo OP, é nítido que a CDPR pegou a galera com as calças nas mãos. Acredito que quase ninguém esperava que a perspectiva de câmera seria em primeira pessoa. Simplesmente não faz sentido, uma vez que todas as referências que tínhamos eram de The Witcher, um RPG medieval ambientado em um mundo brilhantemente detalhado, onde podemos ver nosso personagem o tempo todo.

Enfim, conforme já disseram anteriormente, uma câmera em primeira pessoa funciona melhor para jogos que não tem lá um grande foco na história e que prezam mais pela "quebração de pau" frenética - DOOM, COD's, Battlefield, etc. Também funciona bem em jogos de terror, onde a imersão pode se dar justamente pelo fato do jogador ter uma perspectiva de visão limitada, contribuindo, assim, com a concretização das "jump scares".

Entretanto, podemos mencionar como exemplos de uma utilização acertada de câmera em terceira pessoa apesar de suas temáticas e gêneros dois jogos que particularmente me marcaram muito: Dead Space, um mixo de terror espacial + shooter que simplesmente funciona muito bem com a perspectiva em terceira pessoa, e, Vanquish, shooter frenético futurista. Simplesmente não consigo imaginar esses dois games com uma câmera onde seja unicamente possível ver as mãozinhas do protagonista segurando a arma. Talvez um modo em primeira pessoa pudesse ser inserido para atender o público que curte uma náusea profunda - já imaginou os combos de Vanquish em primeira pessoa? Meu estômago se revira todo só de pensar no assunto.

O ponto é: por favor CDPR. Por favor. POR FAVOR.
CÂMERA EM PRIMEIRA PESSOA, NÃO!

Queremos ver nosso personagem, tão minuciosamente esculpido, em sua inteireza. Queremos ver como ele interage com o ambiente e o jogo, de maneira geral, enquanto o controlamos. Queremos poder adicionar uma nova modificação corporal, seja ela estética ou funcional, e ver a alteração em nosso protagonista. Roupas, cortes de cabelo, implantes robóticos, armas, etc. Queremos um protagonista com identidade e personalidade próprias que transpareçam a maneira como CADA UM joga o jogo. Tudo isso só é possível com uma perspectiva de câmera em terceira pessoa.

TL;DR: Dizer que Cyberpunk 2077 terá câmera exclusiva em primeira pessoa acaba com o tesão de quem é aficionado em RPG. Uma perspectiva em que se é possível alterar entre primeira e terceira pessoa é o ideal.
 
Primeiramente, bom dia a todos do fórum e ao pessoal da CDPRed.
Um fórum em português sobre CP2077? Isso é um sonho!

Mas a respeito da questão levantada pelo OP, é nítido que a CDPR pegou a galera com as calças nas mãos. Acredito que quase ninguém esperava que a perspectiva de câmera seria em primeira pessoa. Simplesmente não faz sentido, uma vez que todas as referências que tínhamos eram de The Witcher, um RPG medieval ambientado em um mundo brilhantemente detalhado, onde podemos ver nosso personagem o tempo todo.

Enfim, conforme já disseram anteriormente, uma câmera em primeira pessoa funciona melhor para jogos que não tem lá um grande foco na história e que prezam mais pela "quebração de pau" frenética - DOOM, COD's, Battlefield, etc. Também funciona bem em jogos de terror, onde a imersão pode se dar justamente pelo fato do jogador ter uma perspectiva de visão limitada, contribuindo, assim, com a concretização das "jump scares".

Entretanto, podemos mencionar como exemplos de uma utilização acertada de câmera em terceira pessoa apesar de suas temáticas e gêneros dois jogos que particularmente me marcaram muito: Dead Space, um mixo de terror espacial + shooter que simplesmente funciona muito bem com a perspectiva em terceira pessoa, e, Vanquish, shooter frenético futurista. Simplesmente não consigo imaginar esses dois games com uma câmera onde seja unicamente possível ver as mãozinhas do protagonista segurando a arma. Talvez um modo em primeira pessoa pudesse ser inserido para atender o público que curte uma náusea profunda - já imaginou os combos de Vanquish em primeira pessoa? Meu estômago se revira todo só de pensar no assunto.

O ponto é: por favor CDPR. Por favor. POR FAVOR.
CÂMERA EM PRIMEIRA PESSOA, NÃO!

Queremos ver nosso personagem, tão minuciosamente esculpido, em sua inteireza. Queremos ver como ele interage com o ambiente e o jogo, de maneira geral, enquanto o controlamos. Queremos poder adicionar uma nova modificação corporal, seja ela estética ou funcional, e ver a alteração em nosso protagonista. Roupas, cortes de cabelo, implantes robóticos, armas, etc. Queremos um protagonista com identidade e personalidade próprias que transpareçam a maneira como CADA UM joga o jogo. Tudo isso só é possível com uma perspectiva de câmera em terceira pessoa.

TL;DR: Dizer que Cyberpunk 2077 terá câmera exclusiva em primeira pessoa acaba com o tesão de quem é aficionado em RPG. Uma perspectiva em que se é possível alterar entre primeira e terceira pessoa é o ideal.
Concordo com vc...
"Queremos um protagonista com identidade e personalidade próprias" - Isso é outro ponto importante!
Acho personagens criados "avatares" sem expressões.
Isso é outra coisa que devem levar a sério. Quem vai lembrar de um Geralt??? Se eu pudesse colocar o nome que eu quisesse? Fazer-lo como eu quero? Não seria como nosso querido Geraldão!
 
Last edited:
Somente passando mais um feedback...

JNsdgPd.png
 
Pessoal acho que há algumas confusões quanto algumas questões vamos lá.

Em primeiro lugar, Cyberpunk 2077 é um RPG. Acima de tudo é isso. Teremos classes, sistema de níveis, foco total na história e na narrativa do jogo. No entanto, há uma diferença entre a série The Witcher e o Cyberpunk - não teremos um personagem que você "controla" e vive a história dele, como Geralt. Em Cyberpunk você criará a sua personagem, cada V será único. Customizável com roupas, implantes, modificações corporais, armas, estilo de jogo e habilidades/classes a escolha do jogador. A história de Cyberpunk é sua história, é a história de cada V.

Não achamos que a câmera em terceira pessoa é ruim para contar histórias - afinal fizemos os três Witchers nela - e não é isso que quero dizer. Acreditamos sim que, a câmera em primeira pessoa é a melhor forma de contar essa história. A história de Cyberpunk, e é por isso que decedimos por ela. Não queremos apenas fazer o que é conhecido, padrão e confortável, fazer jogos é uma forma de arte para nós.

Quanto a ver o seu personagem, teremos diversa oportunidades para isso. A customização é uma grande parte da construção de personagem, e em cutscenes, superfícies espelhadas, menus, e em outros lugares será possível ver seu persagem. Não faltarão oportunidades para ver seu próprio personagem.

Eu sei que pode parecer estranho a ideia de primeira pessoa, mas realmente acreditamos que ela ajuda a contar a história que queremos contar com Cyberpunk, a história de cada V que cada um dos jogadores criará em seus jogos. Dito isso - estamos colhendo o feedback da comunidade.
 
Acho que sou o único que apreciou o fato do jogo ser em primeira pessoa, algo que não influencia em nada na temática Role Playing Game. Vi algumas pessoas dizendo que RPG's não funcionam ou não "são" em primeira pessoa...
Claro que teria sido legal se as duas opções (FP e TP) fossem viáveis. Mas de acordo com os Devs nas entrevistas, a própria HUD do jogo se atualizaria conforme você faz modificações no seu personagem para poder perceber / ver mais coisas. Para mim, só torna o jogo mais imersivo ainda, visto que seria uma forma de simular exatamente o que o personagem principal está vendo, já que estamos no futuro e existiriam modificações oculares pra mostrar informações no seu campo de visão. Adorei a ideia.
Vendo por esse lado, seria bem interessante o modo em primeira pessoa, mas mesmo assim, acho que seria possível transferir isso para a visão em terceira pessoa. Skyrim tinha essa possibilidade de trocar entre as duas, GTA V também, e já vi alguns shooters onde é possível alterar "modos de visão" (Visão noturna, térmica) em terceira pessoa, e funciona muito bem, como o Metal Gear Phantom Pain.

Ainda acho que a melhor opção seria fazer os dois modos, e o jogador decide qual prefere, como já existem jogos assim no mercado há muito tempo, é fácil saber que seria um grande uma funcionalidade muito prática.
 
Pessoal acho que há algumas confusões quanto algumas questões vamos lá.

Em primeiro lugar, Cyberpunk 2077 é um RPG. Acima de tudo é isso. Teremos classes, sistema de níveis, foco total na história e na narrativa do jogo. No entanto, há uma diferença entre a série The Witcher e o Cyberpunk - não teremos um personagem que você "controla" e vive a história dele, como Geralt. Em Cyberpunk você criará a sua personagem, cada V será único. Customizável com roupas, implantes, modificações corporais, armas, estilo de jogo e habilidades/classes a escolha do jogador. A história de Cyberpunk é sua história, é a história de cada V.

Não achamos que a câmera em terceira pessoa é ruim para contar histórias - afinal fizemos os três Witchers nela - e não é isso que quero dizer. Acreditamos sim que, a câmera em primeira pessoa é a melhor forma de contar essa história. A história de Cyberpunk, e é por isso que decedimos por ela. Não queremos apenas fazer o que é conhecido, padrão e confortável, fazer jogos é uma forma de arte para nós.

Quanto a ver o seu personagem, teremos diversa oportunidades para isso. A customização é uma grande parte da construção de personagem, e em cutscenes, superfícies espelhadas, menus, e em outros lugares será possível ver seu persagem. Não faltarão oportunidades para ver seu próprio personagem.

Eu sei que pode parecer estranho a ideia de primeira pessoa, mas realmente acreditamos que ela ajuda a contar a história que queremos contar com Cyberpunk, a história de cada V que cada um dos jogadores criará em seus jogos. Dito isso - estamos colhendo o feedback da comunidade.
''cada V será único'' Como assim ?
 
Pessoal acho que há algumas confusões quanto algumas questões vamos lá.

Em primeiro lugar, Cyberpunk 2077 é um RPG. Acima de tudo é isso. Teremos classes, sistema de níveis, foco total na história e na narrativa do jogo. No entanto, há uma diferença entre a série The Witcher e o Cyberpunk - não teremos um personagem que você "controla" e vive a história dele, como Geralt. Em Cyberpunk você criará a sua personagem, cada V será único. Customizável com roupas, implantes, modificações corporais, armas, estilo de jogo e habilidades/classes a escolha do jogador. A história de Cyberpunk é sua história, é a história de cada V.

Não achamos que a câmera em terceira pessoa é ruim para contar histórias - afinal fizemos os três Witchers nela - e não é isso que quero dizer. Acreditamos sim que, a câmera em primeira pessoa é a melhor forma de contar essa história. A história de Cyberpunk, e é por isso que decedimos por ela. Não queremos apenas fazer o que é conhecido, padrão e confortável, fazer jogos é uma forma de arte para nós.

Quanto a ver o seu personagem, teremos diversa oportunidades para isso. A customização é uma grande parte da construção de personagem, e em cutscenes, superfícies espelhadas, menus, e em outros lugares será possível ver seu persagem. Não faltarão oportunidades para ver seu próprio personagem.

Eu sei que pode parecer estranho a ideia de primeira pessoa, mas realmente acreditamos que ela ajuda a contar a história que queremos contar com Cyberpunk, a história de cada V que cada um dos jogadores criará em seus jogos. Dito isso - estamos colhendo o feedback da comunidade.

NimbM, fico muito grato por obter(mos) um posicionamento por parte da CDPR tão rapidamente.

Estou acompanhando o tópico "FP VS TP - perspective matters" na parte inglesa do fórum e confesso que me sinto um tanto quanto mais tranquilizado com algumas coisas que li, bem como com o que você disse acima.

Entretanto, posso afirmar com grande certeza que boa parte das reclamações que encontrei são de fãs da CDPR, que fazem questão de jogar seus jogos, no entanto, possuem problemas de saúde que os impossibilitam de fazer isso (labirintite, enjoos, náuseas, etc), motivo pelo qual estão arguindo pela adição de uma câmera em terceira pessoa. Trata-se, portanto, de acessibilidade também, não mais somente preferências ou gostos particulares.

Conforme eu disse em outro comentário: não tenho muita ideia da tecnicidade necessária para se implementar um novo formato de câmera, mas creio que prezar por isso (leve o tempo que for necessário) é de grande importância, uma vez que agradaria a todos os gostos.
 
Em Cyberpunk você criará a sua personagem, cada V será único. Customizável com roupas, implantes, modificações corporais, armas, estilo de jogo e habilidades/classes a escolha do jogador. A história de Cyberpunk é sua história, é a história de cada V.

Vendo isso, da a entender que vocês querem que nós tenhamos uma ligação com nossos personagens não? E eu estava pensando aqui nos jogos que mais me senti "conectado" com o personagem, e pra mim foram The Witcher, The Last of Us, God of War, Red Dead Redemption, Assassins Creed (Ezio e Bayek principalmente). Pra mim, ao jogar vendo seu personagem, você se apega mais a ele, vai dormir, fica com aquela imagem dele na sua cabeça, afinal o personagem que controlamos é "nosso herói", e nada mais gratificante do que ver seu herói mostrando do que é capaz durante a gamepay, ao invés de ver pela perspectiva dele. Enfim, essa é minha opinião.
 
''cada V será único'' Como assim ?

Os jogadores poderão escolher entre gênero, corpo, roupas, implantes, e muito mais. Além disso, quer dizer que as suas escolhas no mundo importarão, cada história será diferente dependendo das suas escolhas.

Vendo isso, da a entender que vocês querem que nós tenhamos uma ligação com nossos personagens não? E eu estava pensando aqui nos jogos que mais me senti "conectado" com o personagem, e pra mim foram The Witcher, The Last of Us, God of War, Red Dead Redemption, Assassins Creed (Ezio e Bayek principalmente). Pra mim, ao jogar vendo seu personagem, você se apega mais a ele, vai dormir, fica com aquela imagem dele na sua cabeça, afinal o personagem que controlamos é "nosso herói", e nada mais gratificante do que ver seu herói mostrando do que é capaz durante a gamepay, ao invés de ver pela perspectiva dele. Enfim, essa é minha opinião.

É justamente essa a diferença, não jogaremos um personagem em Cyberpunk - os jogadores devem ser os agentes da história, pelas suas escolhas, habilidades, estilo de jogo, etc. E não controlar um personagem que vive a história daquela pessoa.
 
É justamente essa a diferença, não jogaremos um personagem em Cyberpunk - os jogadores devem ser os agentes da história, pelas suas escolhas, habilidades, estilo de jogo, etc. E não controlar um personagem que vive a história daquela pessoa.
Eu tinha entendido isso, nós criaremos e viveremos a nossa história, e não de nosso personagem. É uma proposta muito interessante, estou ansioso para poder jogar isso, mas ainda mantenho a minha preferência kkkk
 
Espero que este jogo seja muito, MUiTO GRANDE MESMO! Maior que The Witcher e com mais coisas pra fazer, tipo ''contratos'' (por exemplo).
 
Acho que vou parar de falar sobre Cyber Punk 2077 sério...

Tá me fazendo mal já... Pensar nisso.
Amo Halo! E sei que é em primeira pessoa. Depois implementaram algumas partes em terceira pessoa. E é Isso.
Mas é fato que tem muita gente que não joga pq é em primeira pessoa.

Agora Cyberpunk 2077...

Acho que vai ser tipo: ou tu ama ou tu odeia. Se... Não implementarem a 3a pessoa.
Se dicerem vai ter opção entre as duas pespectivas... Daí não há mais o que discutir. Todo mundo joga como quiser.
 
Last edited:
Pessoal, continuem o movimento! Ainda que ache que não dará tempo... De 2013 pra cá teve muita água já rolou e agora não devem mudar nada.

Infelizmente muitos deixaram de comprar o jogo por isso. E tem esse direito por não gostarem de FP ou passarem mal.

Um dia saberemos a verdade do caos que estava a CDPR durante os dois jogos.
 
Vejam e divulguem esse vídeo. A menina é fã há muuuito tempo e faz vídeos sobre o jogo e não sabe se poderá jogar em função do enjoo.



 
Pessoal acho que há algumas confusões quanto algumas questões vamos lá.

Em primeiro lugar, Cyberpunk 2077 é um RPG. Acima de tudo é isso. Teremos classes, sistema de níveis, foco total na história e na narrativa do jogo. No entanto, há uma diferença entre a série The Witcher e o Cyberpunk - não teremos um personagem que você "controla" e vive a história dele, como Geralt.

Olá, NimbM.

Tenho visto essa fala em diversos canais oficiais da CDPR, "acho que há algumas confusões", a implicação sendo de que "as pessoas estão com medo de que o jogo não será um RPG, mas um shooter". Talvez os devs de fato acreditem que essa é a causa da reclamação, e por isso redigiram essa frase como parte da estratégia de controle de danos.

Deixe-me assegurar: este não é o motivo das reclamções. O motivo das reclamações sobre a câmera em primeira pessoa é a câmera ser em primeira pessoa.

Em Cyberpunk você criará a sua personagem, cada V será único. Customizável com roupas, implantes, modificações corporais, armas, estilo de jogo e habilidades/classes a escolha do jogador. A história de Cyberpunk é sua história, é a história de cada V.

Sem sequer entrar no mérito do quão irrelevante a criação de personagem se torna num jogo em primeira perssoa , ou memso as vezes uim híbrido - quem aqui viu o próprio rosto por mais de cinco minutos em Skyrim? - tenho certeza que falo pela maioria das pessoas a quem essa notícia desagradou: o problema é o gameplay. Primeira Pessoa é uma perspectiva restritiva e desconfortável para muitos - eu incluso - e creio que haja um overlap razoável entre pessoas que não gostam deste tipo de gameplay e a base de jogadores da CDPR.

Não achamos que a câmera em terceira pessoa é ruim para contar histórias - afinal fizemos os três Witchers nela - e não é isso que quero dizer. Acreditamos sim que, a câmera em primeira pessoa é a melhor forma de contar essa história. A história de Cyberpunk, e é por isso que decedimos por ela. Não queremos apenas fazer o que é conhecido, padrão e confortável, fazer jogos é uma forma de arte para nós.

Quanto a ver o seu personagem, teremos diversa oportunidades para isso. A customização é uma grande parte da construção de personagem, e em cutscenes, superfícies espelhadas, menus, e em outros lugares será possível ver seu persagem. Não faltarão oportunidades para ver seu próprio personagem.

Talvez 1ª pessoa seja, de fato, a melhor forma de contar essa história. A questão real, todavia, é para quem querem contá-la? Eu não jogo jogos em 1ª pessoa, nunca, então não será para mim.

"Oportunidades de ver meu personagem", nesse caso, só pioram o caldo. "Dá uma olhadinha aqui nesse menu que te mostra o quão legal tá o personagem que você não pode ver enquanto joga". Mas creio ser uma troca justa: ao invés de ver meu personagem, o mundo, conseguir me localizar e navegar corretamente, eu ganho o direito de passar raiva com a câmera.

Eu sei que pode parecer estranho a ideia de primeira pessoa, mas realmente acreditamos que ela ajuda a contar a história que queremos contar com Cyberpunk, a história de cada V que cada um dos jogadores criará em seus jogos. Dito isso - estamos colhendo o feedback da comunidade.

Não parece "estranho". Parece RUIM. Não me entenda mal, a CDPR é uma desenvolvedora espetacular e tenho certeza de que o jogo será uma obra de arte. Mas será uma obra de arte que eu não experimentarei, por causa de uma decisão que não apenas contraria a vontade da comunidade - algo que a CPDR já sabia pois fez essa pergunta aos seus usuários anos atrás - como aliena parte da playerbase.

Olhando de fora, a impressão que tenho é que os devs não entenderam o quanto essa questão é um dealbreaker para alguns jogadores. Não é algo que se possa relevar. Talvez o número de pessoas que sejam atraídas por essa "novidade" de fato compense o número de pessoas que se afastem. Mas esse é tipo de pensamento que esperamos de uma EA, não de uma CDPR.

Toda a sorte do mundo a vocês, infelizmente não estarei junto na jornada.
 
Olá, NimbM.

Tenho visto essa fala em diversos canais oficiais da CDPR, "acho que há algumas confusões", a implicação sendo de que "as pessoas estão com medo de que o jogo não será um RPG, mas um shooter". Talvez os devs de fato acreditem que essa é a causa da reclamação, e por isso redigiram essa frase como parte da estratégia de controle de danos.

Deixe-me assegurar: este não é o motivo das reclamções. O motivo das reclamações sobre a câmera em primeira pessoa é a câmera ser em primeira pessoa.



Sem sequer entrar no mérito do quão irrelevante a criação de personagem se torna num jogo em primeira perssoa , ou memso as vezes uim híbrido - quem aqui viu o próprio rosto por mais de cinco minutos em Skyrim? - tenho certeza que falo pela maioria das pessoas a quem essa notícia desagradou: o problema é o gameplay. Primeira Pessoa é uma perspectiva restritiva e desconfortável para muitos - eu incluso - e creio que haja um overlap razoável entre pessoas que não gostam deste tipo de gameplay e a base de jogadores da CDPR.



Talvez 1ª pessoa seja, de fato, a melhor forma de contar essa história. A questão real, todavia, é para quem querem contá-la? Eu não jogo jogos em 1ª pessoa, nunca, então não será para mim.

"Oportunidades de ver meu personagem", nesse caso, só pioram o caldo. "Dá uma olhadinha aqui nesse menu que te mostra o quão legal tá o personagem que você não pode ver enquanto joga". Mas creio ser uma troca justa: ao invés de ver meu personagem, o mundo, conseguir me localizar e navegar corretamente, eu ganho o direito de passar raiva com a câmera.



Não parece "estranho". Parece RUIM. Não me entenda mal, a CDPR é uma desenvolvedora espetacular e tenho certeza de que o jogo será uma obra de arte. Mas será uma obra de arte que eu não experimentarei, por causa de uma decisão que não apenas contraria a vontade da comunidade - algo que a CPDR já sabia pois fez essa pergunta aos seus usuários anos atrás - como aliena parte da playerbase.

Olhando de fora, a impressão que tenho é que os devs não entenderam o quanto essa questão é um dealbreaker para alguns jogadores. Não é algo que se possa relevar. Talvez o número de pessoas que sejam atraídas por essa "novidade" de fato compense o número de pessoas que se afastem. Mas esse é tipo de pensamento que esperamos de uma EA, não de uma CDPR.

Toda a sorte do mundo a vocês, infelizmente não estarei junto na jornada.

Amém! É isso! Expressei minhas opiniões e meu descontentamento em relação a essa mecânica tão fundamental a um jogo. Nos últimos anos temos inúmeros FPS e poucos jogos TPP de qualidade, o que me deixa extremamente chateado. Triste, terei que permanecer no Dark Souls 3 por mais alguns anos até que venha um TPP bacana.

Já não tenho mais o que dizer, minha "carteira" falará por mim quando CP2077 for lançado.
 
Pessoal acho que há algumas confusões quanto algumas questões vamos lá.

Em primeiro lugar, Cyberpunk 2077 é um RPG. Acima de tudo é isso. Teremos classes, sistema de níveis, foco total na história e na narrativa do jogo. No entanto, há uma diferença entre a série The Witcher e o Cyberpunk - não teremos um personagem que você "controla" e vive a história dele, como Geralt. Em Cyberpunk você criará a sua personagem, cada V será único. Customizável com roupas, implantes, modificações corporais, armas, estilo de jogo e habilidades/classes a escolha do jogador. A história de Cyberpunk é sua história, é a história de cada V.

Não achamos que a câmera em terceira pessoa é ruim para contar histórias - afinal fizemos os três Witchers nela - e não é isso que quero dizer. Acreditamos sim que, a câmera em primeira pessoa é a melhor forma de contar essa história. A história de Cyberpunk, e é por isso que decedimos por ela. Não queremos apenas fazer o que é conhecido, padrão e confortável, fazer jogos é uma forma de arte para nós.

Quanto a ver o seu personagem, teremos diversa oportunidades para isso. A customização é uma grande parte da construção de personagem, e em cutscenes, superfícies espelhadas, menus, e em outros lugares será possível ver seu persagem. Não faltarão oportunidades para ver seu próprio personagem.

Eu sei que pode parecer estranho a ideia de primeira pessoa, mas realmente acreditamos que ela ajuda a contar a história que queremos contar com Cyberpunk, a história de cada V que cada um dos jogadores criará em seus jogos. Dito isso - estamos colhendo o feedback da comunidade.
Boa tarde, NimbM.

Bom, sobre a câmera do jogo ser em primeira pessoa aí que está o problema, muitas pessoas criaram hype esses anos todos porque achavam que o jogo seria um híbrido entre primeira pessoa/terceira pessoa. A CD Projekt RED diz que não quer fazer o que é conhecido, mas vocês realmente já viram quantos jogos têm desse gênero em terceira pessoa? Não se vê muito, ainda mais um jogo que é triple A.

Eu não sou contra o modo primeira pessoa, mas eu quero também ter a oportunidade de explorar o jogo em terceira pessoa, e não, eu não quero que a CD Projekt RED jogue anos de trabalho fora, só quero que tenha uma adição em terceira pessoa apenas para explorar a cidade, em combates para mim tudo bem ser em primeira pessoa, mas por favor, em um jogo que promete ser ambicioso assim, não ter alternância na câmera é muito triste, ainda mais vindo de vocês.

O Fórum em inglês do jogo sempre foi o mais ativo e sempre tinha pessoas pedindo FPP/TPP, vocês em nenhum momento colheram esse feedback? Nesses anos todos? É estranho, ainda mais vindo da desenvolvedora que diz que ouve os jogadores.

Eu tenho muito respeito pelo trabalho que vocês fazem, eu sou um dos jogadores que coloca vocês no mesmo patamar de grandes desenvolvedoras, mas se vocês realmente estão ouvindo nós jogadores, então não deveria ter tido essa privação de câmera, reiterando o que eu disse antes, pelo menos para exploração na cidade.

Se metade gostou e metade não gostou, não é mais fácil tentar adicionar futuramente depois do lançamento uma câmera alternativa que fique em terceira pessoa? Eu vi no próprio fórum oficial em inglês um usuário dar a ideia de usar um drone para fazer nossa imagem em terceira pessoa, e não forçaria a CD Projekt RED a jogar tantos anos de trabalho fora.

Por favor, mostrem que vocês são diferentes das outras desenvolvedoras e deem uma chance para o nosso feedback, pois no final, não é a "mídia especializada" que vocês tem que agradar e sim seu consumidor final.

Att, Um jogador que adora os jogos da CD Projekt RED.
 
Last edited:
Top Bottom