Um guia para iniciantes em GWENT por Francesca “Jaggerous” Jagger!

+
Um guia para iniciantes em GWENT por Francesca “Jaggerous” Jagger!




Um guia para iniciantes em GWENT

por Francesca “Jaggerous” Jagger

Aprender um novo jogo pode ser desafiador. Com diferentes facções, linhas e líderes, GWENT: The Witcher Card Game pode ser um pouco complexo a primeira vista. No entanto, quando você supera esse sentimento inicial, você encontrará um jogo que é profundo, cheio de nuanças e muito diferente dos outros. Para ajudar você – jogador novo – aqui vão algumas dicas e informações sobre como começar no GWENT:


Como jogar

Primeiro, vamos começar com o básico. Cada partida de GWENT acontece em três rodadas. Seu objetivo é ganhar duas das três. O objetivo de cada rodada é fazer mais pontos que seu oponente. Os jogadores usam cartas, alternando-se em turnos, até que um dos dois passe, indicando que não quer mais jogar cartas naquela rodada. O jogador restante pode continuar jogando as cartas até quando quiser, e primeiro, pode até achar que vale a pena continuar jogando até ganhar a rodada, mas tenha em mente que você comprará somente duas cartas na segunda rodada e uma na terceira. Isso significa que se você investir muito na primeira, pode acabar em desvantagem nas próximas duas e perder o jogo. Passar cedo na primeira rodada pode ser uma boa estratégia se você não conseguir acompanhar os pontos do seu oponente sem ter que gastar muitas cartas a mais que ele. É preciso um pouco de prática pra pegar o jeito, mas é importante pensar nisso.


Qual facção?

Agora que você sabe o básico, é hora de decidir com qual facção jogar. GWENT oferece cinco facções distintas para você escolher, e cada uma tem seu estilo único de jogo. Vale a pena testar todas para ver qual você gosta mais. Suas opções são:

Reinos do Norte – Essa facção tem a habilidade de usar armadura para proteger suas unidades de dano. Você consegue, inclusive, usar isso para outros benefícios. Reinos do Norte possui muitas formas de causar dano nas unidades de seu inimigo, incluindo um arquétipo onde você atira nas cartas do seu oponente com máquinas de guerra como balistas e trabucos.

Monstros – Essa facção é baseada em perigos. Os perigos de clima têm várias formas e cada tipo causa efeitos negativos diferentes quando jogados no campo do seu oponente. A facção dos monstros possui cartas que têm sinergia com esses perigos, como algumas que te ajudam a pegá-los do baralho, e outras que ganham benefícios quando perigos específicos estão em jogo. Essa facção também tem outros arquétipos que se beneficiam de ações como consumir suas próprias cartas, ou até mesmo matar suas próprias unidades.

Scoia’tael — Essa facção é composta principalmente de Elfos e Anões. Você pode construir baralhos que possuem sinergia com essas famílias de cartas. Existem também baralhos que te permitem aumentar o poder das cartas na sua mão, e baralhos que são especialistas em jogar cartas especiais.

Skellige — Essa facção é, talvez, a mais difícil para novos jogadores. Skellige te permite causar dano nas suas próprias unidades para ganhar benefícios. Isso pode ser feito usando cartas como o Espada Longa. Você tem várias opções para ressuscitar unidades do cemitério e pode utilizar essa mecânica como parte da sua estratégia. Você também pode usar a sinergia dos grupos de carta que se dão muito bem em Skellige, os Veteranos Tuirseach ou unidades amaldiçoadas.

Nilfgaard — É mais ou menos a facção “traiçoeira”, Nilfgaard te da a opção de revelar cartas, mostrando o que você tem na mão para seu oponente ou o que ele tem na dele para ganhar benefícios. Você também vai utilizar espiões (cartas que são colocadas no lado inimigo do tabuleiro) os quais lhe darão vários benefícios, como ganhar mais pontos. Você também vai poder construir baralhos de alquimia que melhoram suas próprias unidades e causam dano nas do seu oponente.

Um bom jeito de conhecer as facções, e de conseguir seus líderes, é fazer os desafios single player. Ao completa-los, você destravará dois líderes de cada facção, além de ter uma ideia melhor dos vários baralhos iniciais para ver qual facção você gosta mais. Além disso, ao completar os desafios, você receberá minério – o dinheiro do jogo utilizado para comprar barris e ganhar mais cartas.


Barris de Cartas

Quando você encontrar a facção que quer começar, é hora de expandir a sua coleção e ganhar uns barris. O modelo do GWENT pede que você ganhe rodadas para destravar recompensas diárias. Por exemplo: se você ganhar 6 rodadas em um dia, ganha 100 minérios. É o suficiente para um barril. Se você chegar a doze rodadas, ganhará mais 75 minérios, e assim por diante. O ponto aqui é que você não precisa ganhar partidas para progredir – apenas rodadas. Então, se você perder uma partida, mas ganhar uma das rodadas, você ainda progredirá nas recompensas diárias. Como um novo jogador, pode ser inteligente focar em ganhar ao menos uma das rodadas enquanto você aprende o jogo.

Abrir um barril te dá cinco cartas, as quatro primeiras serão aleatórias, a quinta, você escolherá uma de três. Isso deixa mais fácil começar a construir baralhos para sua facção específica, você pode pegar as cartas dela. Se você não tem certeza de qual pegar, existem muitas comunidades que podem te ajudar, como os fóruns de GWENT.


Criando Cartas

Outra forma de obter cartas é criando-as. As cartas são criadas com restos. Essa moeda pode ser ganha reciclando cartas que você não quer, ou cópias extras que tiver. Tenha em mente que os líderes iniciais e aqueles obtidos nos desafios não podem ser encontrados em barris. Se você os reciclar, terá que os criar novamente se quiser jogar com eles. Ao decidir quais cartas criar, eu sempre recomendo as neutras primeiro – elas podem ir em qualquer baralho, então você pode usá-las em várias facções. Uma boa carta lendária inicial é a Mordaça, que te permite roubar uma unidade com 8 ou menos de poder do oponente. Outra boa opção é o Geralt: Igni, essa carta te permite queimar as unidades mais altas de uma fileira do oponente se aquela fileira tiver 25 de poder ou mais. Ambas as cartas podem entrar em qualquer baralho e adicionar bastante valor. Existem muitas outras boas opções por aí, e vale a pena olhar a coleção antes de decidir.


Ranqueado

Quando você atingir nível 10, você poderá jogar na Ladder Ranqueada. Isso pode parecer assustador no início, mas é uma ótima forma de ganhar mais recompensas e melhorar sua habilidade. Subir de ranque no GWENT também te dá recompensas, que incluem Barris, Restos, Minério e Pó de Meteorito – o pó é usado para criar cartas Premium, versões animadas das cartas. Além disso, quando a temporada terminar, no fim do mês, você receberá mais recompensas baseado no maior ranque que chegou naquela temporada. Comparado com jogar casual, o ranqueado é a melhor opção para progressão no GWENT. Mas o casual é ótimo para testar novos baralhos e estratégias, que você pode depois levar para o ranqueado.

Agora que você sabe o básico de GWENT e como começar, o próximo passo é jogar! Se divirta!
 
Top Bottom