ILUMINANDO O FUTURO SOMBRIO COM NVIDIA E CYBERPUNK 2077

+


Quando Cyberpunk 2077 estreou em 2020, o mundo dos jogos estava em um estágio bem diferente do que esta geração de jogadores encontra hoje. Naquela época, a ideia de usar IA para aumentar o desempenho de um jogo estava engatinhando e o traçado de raios — a tecnologia que alimenta a iluminação realista que simula o comportamento físico da luz — era mais uma curiosidade do que uma alternativa realista aos métodos clássicos de iluminar um jogo. É incrível como tudo mudou em apenas três anos.

TECNOLOGIA DE ILUMINAÇÃO

Como um RPG extensivo de mundo aberto, Cyberpunk 2077 foi, desde o início, uma vitrine fantástica das mudanças que o traçado de raios podia causar. As ruas sombrias e repletas de neon de Night City são um verdadeiro deleite para os olhos e detalhes como reflexos super-realistas nas poças adicionam uma dimensão totalmente nova à exploração de cada canto. Independentemente da hora do dia ou das condições climáticas, o traçado de raios transformou a face do futuro sombrio. As sombras projetadas pelos objetos se tornaram mais nítidas e realistas, enquanto os reflexos da luz no vidro, metal e água incidiam com mais precisão. Em suma, a imersão atingiu um nível anteriormente impossível — mas cujo ápice ainda não conhecemos.

AÇÃO EM OVERDRIVE

Outro marco tecnológico é o traçado de percurso — uma forma avançada de traçado de raios usada outrora apenas em filmes e animações devido ao intenso poder de computação exigido. O traçado de percurso nos permitiu evitar muitas simplificações exigidas na tecnologia anterior, que envolviam a coleta de informações isoladas e fragmentadas sobre luz, sombras, reflexos ou oclusão ambiental. Por outro lado, o traçado de percurso coleta um conjunto completo de informações sobre o mundo de forma unificada. Consequentemente, garante precisão em todas as situações de iluminação e cria uma imagem muito bonita e realista. O uso desta tecnologia nos permitiu abandonar técnicas mistas que combinam renderização tradicional com traçado de raios para confiar inteiramente em uma solução unificada e mais coerente.

Graças à colaboração da CD PROJEKT RED com a NVIDIA, o uso do traçado de percurso nas ruas de Night City foi possível graças à inteligência artificial, que auxilia os desenvolvedores no processo de iluminação do mundo. Agora, a iluminação do jogo pode refletir fielmente o comportamento real dos raios em relação a cada superfície e elemento da cidade, inclusive os personagens que nela vivem. No traçado de raios: modo overdrive, que se baseia em traçado de percurso, os reflexos são ainda mais precisos, com micro sombras preenchendo as lacunas presentes no traçado de raios padrão, túneis escuros e vapor que emana dos canos, iluminados por luzes próximas com uma profusão de cores — assim, Night City ganha vida como nunca. Anteriormente, essa tecnologia estava disponível apenas no modo de prévia, mas agora, com o lançamento do Cyberpunk 2077: Ultimate Edition e a Atualização 2.1, o traçado de raios: modo overdrive chegou perto de atingir seu potencial e ficou disponível sem o status de “prévia de tecnologia”.

UM SANDEVISTAN DE ALTO DESEMPENHO

Mas a questão permanece: como um jogo pode lidar com algo que consome tantos recursos como o traçado de percurso? A IA chega em boa hora com o DLSS 3.5 (Deep Learning Super Sampling), uma tecnologia que, dependendo da série de placas gráficas NVIDIA GeForce RTX que a acompanha, pode quase quadruplicar a quantidade de quadros no Cyberpunk 2077. Graças ao DLSS Ray Reconstruction introduzido no DLSS 3.5, os efeitos do traçado de raios e do traçado de percurso ficaram ainda melhores, mais precisos e mais nítidos, sem desfoques em tomadas dinâmicas com fontes de luz em movimento, mesmo em reflexos — e muito mais!

Graças também ao NVIDIA GeForce NOW, você pode aproveitar o Cyberpunk 2077: Ultimate Edition, que contém o jogo-base, sua expansão de suspense e espionagem e a Atualização 2.0, tudo sem possuir a placa gráfica mais recente. Basta um desktop, laptop, Mac, TV ou qualquer dispositivo compatível, uma conexão com a internet e uma assinatura do GeForce NOW — os jogos em nuvem permitiram transformar quase tudo num equipamento de jogos para PC superpoderoso e mergulhar em Night City!

GANHE UMA PLACA GRÁFICA DO FUTURO SOMBRIO

Cyberpunk 2077 foi um dos primeiros jogos a mostrar o potencial do traçado de raios e o primeiro jogo AAA de grande orçamento a introduzir o traçado de percurso. Hoje são mais de 500 jogos e aplicativos com tecnologia RTX. Graças aos nossos amigos da NVIDIA, comemoraremos este marco com um novo concurso — o vencedor receberá uma potente e exclusiva placa gráfica GeForce RTX 4090 com o tema Cyberpunk 2077: Ultimate Edition!

O concurso vai de hoje até 10 de dezembro. Para participar, basta comentar, em inglês, na publicação do concurso no X com sua ideia para o nome de um serviço no qual V deverá recuperar uma placa gráfica NVIDIA RTX. É moleza! Anunciaremos o vencedor até 15 de dezembro — mal podemos esperar para ver as ideias criativas de vocês. Boa sorte!
 
Top Bottom