FPP VS TPP

+

Primeira Pessoa Vs Terceira Pessoa?

  • Prefiro o jogo em primeira pessoa.

    Votes: 4 5.7%
  • Prefiro o jogo em terceira pessoa.

    Votes: 36 51.4%
  • Prefiro ambos os modos.

    Votes: 21 30.0%
  • Eu não me importo com isso.

    Votes: 9 12.9%

  • Total voters
    70
Não quero causar intriga nem nada, muito pelo contrário, acho que todo mundo deve expressar a sua opinião de forma civilizada e saber respeitar a dos outros. Agora, o fato é que a maioria não gostou da decisão deles, mas... aguardem, estamos reclamando sem nem ao menos ver o que de fato como é visão em primeira pessoa e como ela se sai no jogo.

View attachment 10970336
O motivo é simples, a reclamação partiu por causa que nesses anos todos no único fórum que estava disponível e tinha vários assuntos discutindo sobre o jogo, sempre a maioria passou o feedback do jogo ser FPP/TPP, pois não existe jogos assim, mas parece que todo o feedback passado durante esse tempo todo por vários usuários não ajudou em nada.

Mas você pode chegar e dizer para mim: 'Mas a desenvolvedora não é obrigada a fazer o que os jogadores querem.'
Realmente não é obrigada a fazer nada que os jogadores querem, mas a partir do momento que a própria desenvolvedora pede para os jogadores passarem o feedback de qual seria seu JOGO DE CYBERPUNK dos sonhos, então ela está disposta a acatar isso para o seu jogo, caso contrário não deveria ter pedido isso para nós jogadores.
 
Acho que a opção de se ter os dois modos de câmera seria o ideal, mas se não for possível, existem jogos que entregam uma boa experiência em primeira pessoa, como Dishonored por exemplo, no entanto pessoalmente prefiro muito mais jogar em terceira pessoa.
Enfim a cdpred é uma das poucas desenvolvedoras que vi modificar algum aspecto do jogo por observar o que o público estava pedindo e fazendo com mods para the witcher 3, espero que eles ouçam também desta vez e disponibilizem os dois modos de câmera, mas se não for possível só resta esperar que seja um jogo bom, mas com certeza foi uma notícia impactante.
segundo uma entrevista pela IGN o pessoal da cdpred disse que foi uma decisão calculada, e bom eles não erraram em the witcher espero que não pisem na bola com essa decisão de perspectiva em primeira pessoa.
 
Sei que muitos estão insatisfeitos com a câmera, mas acho que vale a pena esperar por mais informações ou até um gameplay do jogo antes de ter uma opinião 100% formada a respeito.

Como jogador não é sempre que gosto da câmera, seja em 1ª ou 3ª pessoa. Ás vezes ela é travada demais, ás vezes é TPS mas muito em cima do ombro e corta parte da visão do cenário, ás vezes é FPS mas muito baixa/muito próxima do chão... E acho que acaba sendo mais uma questão de detalhes do que uma regra dizendo qual a mais funcional. E penso que vale a pena esperar mais detalhes e entender melhor o motivo da escolha.
 
Como ja comentei em outro site;
"Desenvolver um jogo complexo como Cyberpunk 2077 com duas opções de cameras não é facil e nem sempre funcionaria em todos os cenários. imagina o tempo pra fazer um jogo e ter que ficar se preocupando se em TPP o jogo esta passando todo o conteudo visual que um jogador em FPP vê ao longo do desenvolvimento. Até pq The Witcher 3 em FPP é uma bagunça, é só ver o mod de FPS que ja tira a imersão do ambiente a sua volta e vira uma situação caustrofobica."
E na boa, depois de anos de desenvolvimento... "ah vamos colocar TPP, porque tem algumas pessoas que estão chorando". Como se não fosse importante ter uma boa gameplay, historia, quests etc.
 
Last edited:
Sei que muitos estão insatisfeitos com a câmera, mas acho que vale a pena esperar por mais informações ou até um gameplay do jogo antes de ter uma opinião 100% formada a respeito.

Como jogador não é sempre que gosto da câmera, seja em 1ª ou 3ª pessoa. Ás vezes ela é travada demais, ás vezes é TPS mas muito em cima do ombro e corta parte da visão do cenário, ás vezes é FPS mas muito baixa/muito próxima do chão... E acho que acaba sendo mais uma questão de detalhes do que uma regra dizendo qual a mais funcional. E penso que vale a pena esperar mais detalhes e entender melhor o motivo da escolha.
Da minha parte eu só peço que tenha uma adição de terceira pessoa apenas para explorar a cidade. O resto pode ficar como está. Por mim, pode até a câmera em terceira pessoa ser um lixo, mas desde que eu possa explorar em terceira pessoa, já ficarei feliz.

Eu sempre achei bem mais imersivo jogos em terceira pessoa do que em primeira. A CD Projekt RED só errou nessa questão de "imersivo", pois cada um acha de uma maneira.

Mas, vamos ver, pois o jogo não tem data de lançamento, se ela realmente quiser mudar isso, ainda há tempo.
 
Acabei mudando de ideia sobre a perspectiva do jogo depois de ver uma opinião de um cara que eu nem acompanho, o Jovem Nerd. Vou deixar abaixo caso vocês queiram dar uma olhada, inclusive recomendo que vejam, ele passa muito bem como é a sensação do jogo, apesar de citar ''FPS'' em vez de ''FPP'' no início do vídeo. Fiquei refletindo sobre a questão dos implantes de da ''jogabilidade futurista'' (corrida nas paredes, pulo duplo, essas coisas) e não tem jeito, a CDPR fez bem em adotar a primeira pessoa...

 
Sei que muitos estão insatisfeitos com a câmera, mas acho que vale a pena esperar por mais informações ou até um gameplay do jogo antes de ter uma opinião 100% formada a respeito.

Como jogador não é sempre que gosto da câmera, seja em 1ª ou 3ª pessoa. Ás vezes ela é travada demais, ás vezes é TPS mas muito em cima do ombro e corta parte da visão do cenário, ás vezes é FPS mas muito baixa/muito próxima do chão... E acho que acaba sendo mais uma questão de detalhes do que uma regra dizendo qual a mais funcional. E penso que vale a pena esperar mais detalhes e entender melhor o motivo da escolha.

Infelizmente, para alguns, a questão não é nem se formar uma opinião "pré-conceituosa", e sim o fator biológico que as impede de jogar algo em primeira pessoa sem que seja acometida por nauseas.

Como eu já disse anteriormente, a questão, então, é ACESSIBILIDADE.

Sou grande fã da série Dishonored e Deus Ex, porém é um baita turn off não poder ver o Adam Jensen em terceira pessoa o tempo todo, com seus implantes cibernéticos e tal, ou a Elisabeth se esgueirando por um telhado de Karnaca... Não chega a estragar a experiência pra mim, mas sem sombras de dúvidas é um fator que pesa muito na hora de decidir por iniciar um novo "new game" ou adquirir um DLC que expanda o nicho da história. No entanto, jogos em terceira pessoa, para mim, tem um potencial de "replay" muito grande, vide Dark Souls 3, Final Fantasy XV, Vanquish, dentre outros que marcaram por seu ótimo design de personagens.
 
Olá!

Só quero registrar que mesmo sendo FPP e mesmo eu sofrendo levemente de motion sickness estou ansioso pra jogar.

:)
 
EDIT: Depois de ver a entrevista do AngryJoe eu estou mudando de ideia sobre a câmera do jogo, se tem um cara que eu respeito as reviews é o Angry, sei que tem um certo hype(e isso pode atrapalhar) da comunidade geral em ver um jogo grandioso como é Cyberpunk.
Que venham mais entrevistas!

Vídeo da entrevista:

-------------------------------------------
Estou vendo e lendo matérias de alguns do seleto grupo convidado à assistir a gameplay do jogo na E3, todos foram unanimes em dizer que o jogo é lindo, o jogo é um RPG antes de ser um shooter, mapa gigante verticalmente e horizontalmente(prédios) e isso me deixou bem tranquilo quanto a opção de câmera do jogo, mas quero deixar aqui a minha pequenina crítica sobre isso.

Você poderá criar o personagem da maneira que desejar, masculino ou feminino, colocar tatoo, cicatrizes e tudo mais, MAS você jogará em primeira pessoa :confused: ?
- Sei que o jogo terá muitas cutscenes, mostrará o seu personagem pra caramba nelas, mas durante a gameplay, a parte mais importante, não poderei ver como está? :cry:
Quero ver os detalhes do meu personagem, quero ver todas as minhas escolhas durante as horas possíveis que ficarei só pra fazer.

Acredito que a melhor opção é fazer câmera livre estilo Skyrim ou colocar 2 opções(1ª e 3ª) fixas, lembrando que este será o primeiro jogo da empresa a ser feito com visão em primeira pessoa...

Eu joguei Mirrors Edge, achei alucinante o estilo de game, realmente não tenho tanto problema na visão em 1ª pessoa, mas lá eu não criava personagem e nem de longe tem mundo gigantesco como terá o de Cyberpunk...

Eu vou comprar o jogo, vou jogar horas e horas independente do tipo de visão, sou amante do gênero Cyberpunk, já tenho até set de músicas que ouvirei enquanto jogo, todas estilo anos 80 synth o/ mas se for possível e não estragar a proposta que a empresa quer para a saúde do jogo, coloquem câmera livre, plz?

Abraços!
 
Last edited:
Acabei mudando de ideia sobre a perspectiva do jogo depois de ver uma opinião de um cara que eu nem acompanho, o Jovem Nerd. Vou deixar abaixo caso vocês queiram dar uma olhada, inclusive recomendo que vejam, ele passa muito bem como é a sensação do jogo, apesar de citar ''FPS'' em vez de ''FPP'' no início do vídeo. Fiquei refletindo sobre a questão dos implantes de da ''jogabilidade futurista'' (corrida nas paredes, pulo duplo, essas coisas) e não tem jeito, a CDPR fez bem em adotar a primeira pessoa...
PUTA MERDA!!! Depois dessa análise dele, mesmo eu receoso com a camera em primeira pessoa, meu hype disparou! Parece ta um jogo do caralho mesmo, a parte que ele fala que a cidade esta viva, mano... LANÇA LOGO ESSA DIIIIISGRAAAAÇAA CDPR!!
 
Infelizmente a opção em primeira pessoa não me agrada. Serie um dos muitos que não comprarão o jogo. Os que gostam da perspectiva em primeira pessoa terão um ótimo jogo.
 
Só quero jogar, já entendi a escolha da CDPR e pra mim não faz diferença, apesar de ter votado em "Prefiro ambos os modos."
Se houver um botão de "toggle" entre primeira e terceira pessoa não vou achar ruim, mas como já disse não me importo com isso, eles estão criando uma "nova velha" maneira de jogar RPG e creio firmemente que as decisões que eles tomaram são as mais sensatas, lembrem-se que a CDP é independente e qualquer "erro de calculo" é significativo (vendas, etc).
Não precisam ser "mais um no mercado", se eu quiser jogar em terceira pessoa existem vários games que possibilitam tal feito, RPG ou não (Fallout, GTA, etc).

Confio na CDPR.
 
Last edited:
Infelizmente a opção em primeira pessoa não me agrada. Serie um dos muitos que não comprarão o jogo. Os que gostam da perspectiva em primeira pessoa terão um ótimo jogo.

Uma fatia do mercado não comprará o jogo: os que não gostam ou não conseguem jogar (labirintite, enjoo e etc) e os que não curtem FP com história.

Mas ficaremos de olho no próximo jogo da empresa. E que eles pensem melhor antes de decidir sobre um jogo. Pararam a produção no meio para realizarem o W3...

Que resolvam esse caos dentro da empresa, quem dá a ordem final, para que problemas de gestão não comprometa funcionário algum. Não queremos que a CDPR vire outra EA.
 
Last edited:
Se isso acontecer, Deus pode reiniciar o universo porque deu errado.

Ainda que seja normal hoje em dia, esses mimos da empresa para jornalistas (deram uma estátua para os primeiros a ver a demo na E3), e os retweets eufóricos de youtubers e da mídia me deixam com os dois pés atrás.

Mas essa é a minha opinião
 
Dois dos melhores RPGS que existem, inclusive focados em temas bem parecidos com o próprio Cyberpunk 2020 (RPG de mesa), eram em FPP. Acredito que as pessoas que queiram TPP são os grandes fãs de Witcher, afinal a trilogia e seus DLCs são verdadeiras obras de arte. Porém Cyberpunk é diferente de Witcher, nada mais justo e inteligente a CD Projekt se apoiar nesses dois jogos gigantes e maravilhosos do gênero para construir seu próprio.
 
Material antigo de divulgação da CDPR. Só para esclarecer... Reparem bem na última linha
 

Attachments

  • RDOwlJz.png
    RDOwlJz.png
    527.8 KB · Views: 49
Last edited:
PUTA MERDA!!! Depois dessa análise dele, mesmo eu receoso com a camera em primeira pessoa, meu hype disparou! Parece ta um jogo do caralho mesmo, a parte que ele fala que a cidade esta viva, mano... LANÇA LOGO ESSA DIIIIISGRAAAAÇAA CDPR!!
Calma! Calma! Não queremos morrer do coração antes do jogo lançar, né?! :ROFLMAO::ROFLMAO:
 
Material antigo de divulgação da CDPR. Só para esclarecer... Reparem bem na última linha
Olha a data disso... 2013. É tão antigo quanto o próprio Cyberpunk, é tão antigo que Witcher 3 ainda estava com a data de lançamento antiga (2014). Então... cuidado, não acredite em tudo que você vê por aí, hehe.
 
Top Bottom